Mostra A Construção do Patrimônio apresenta reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio no Brasil. A Caixa Cultural de São Paulo reúne obras de importantes acervos brasileiros em exposição.
Patrimônio

Fotografia/Ação Ensacamento (1979) / 3Nós3 (Mario Ramiro, Hudinilson Jr. e Rafael França) – Monumento Graça I / Victor Brecheret

A CAIXA Cultural de São Paulo recebe, de 10 de janeiro a 04 de março de 2018, a exposição A Construção do Patrimônio, que apresenta um panorama de momentos significativos da história das políticas públicas de preservação do Brasil, além dos desafios que envolvem a expansão do conceito de patrimônio.

O projeto tem curadoria de Luiz Fernando de Almeida, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Realizada pelo Instituto Pedra, a mostra faz parte da programação das comemorações dos 80 anos de existência do IPHAN, uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação e promoção do patrimônio cultural na América Latina.

Dentre o acervo exposto, destacam-se registros e obras de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Lucio Costa, Marcel Gautherot, Germano Graeser, Eric Hess, Oscar Niemeyer, Pierre Verger e uma réplica de Aleijadinho. Além de um importante acervo documental do IPHAN do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, a exposição conta ainda com obras do Museu Histórico Nacional, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), Casa de Juscelino, entre outros.

“Uma reflexão sobre a ideia de patrimônio poderá ser uma das mais potentes metáforas dos brutais desafios que vivemos no nosso tempo, diante da dificuldade e necessidade de projetar o nosso futuro”, afirma o curador Luiz Fernando de Almeida.

Tour guiado – No dia 01 de fevereiro (quinta-feira), às 18h, Luiz Fernando recebe o público para um tour guiado à exposição, seguido de debate com a participação de Anna Beatriz Galvão, doutora em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo.

Ficha:
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Realização: Instituto Pedra
Curadoria: Luiz Fernando de Almeida
Curador-adjunto: Henrique Lukas
Expografia: José Luiz Favaro
Produção executiva: TZM Entretenimento (Marione Tomazoni)
Apoio: IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)

Serviço:
A Construção do Patrimônio
Entrada franca
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Galerias Florisbela e D. Pedro
Endereço: Praça da Sé, 111, Centro, São Paulo, SP (próxima à estação Sé do Metrô)
Telefone: (11) 3221-4400
Abertura: 09 de janeiro (terça-feira), às 19h.
Visitação: de 10 de janeiro a 04 de março de 2018.
Horário: de terça-feira a domingo, das 09h às 19h
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Condições de acessibilidade
http://www.caixacultural.com.br/


<<Voltar