Trabalhar a arquitetura como processo, e não como objeto. Integrar edificações aos contextos em que as pessoas vivem e refletir sobre os processos que as envolvem.

Tomaz Lotufo

Tomaz Lotufo

É essa a temática central da palestra do arquiteto e urbanista paulista Tomaz Lotufo, que integra o último evento do roteiro do Saergs Na Estrada do primeiro semestre. Promovido pelo Sindicato de Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), o evento ocorrerá nessa sexta-feira (18/5), das 18h às 21h, no auditório do IMED, em Porto Alegre (RS).

Foco do trabalho de Lotufo, a Arquitetura Integrada busca visualizar construções com uma perspectiva sustentável. “A casa é um sistema energético. Como uma árvore num sistema florestal, todos os seres estão interconectados”, pontua. O arquiteto e urbanista, que trabalha no escritório colaborativo Sem Muros, exemplifica o fluxo da energia com a água, em que se recebe com qualidade e se devolve como poluição. “Tudo é energia: o solo, o ar, a informação, a cultura. Se não utilizamos, se transforma em resíduo”, explica Lotufo.

Para trabalhar os conceitos da palestra e vivenciá-los na prática, o arquiteto e urbanista oferecerá, no sábado (19/5), a oficina “Do Forno À Pizza – Recheios e Revestimentos Naturais”, na sede do Saergs. Com princípios da Permacultura, a atividade, que ocorre das 9h às 18h30min, com 30 vagas disponíveis, é o que Lotufo chama de Pedagogia Prática, em que se pode aprender fazendo no “território”, e não na sala de aula. “O território é um lugar que tem história do passado, do presente e do futuro” explica. Os participantes construirão um forno de pizza com materiais naturais, como ter ra crua, açúcar etc. “Na medida em que se escolhe determinados materiais e técnicas, se está dando destino a um recurso energético. Somos responsáveis pelo antes, o durante e o depois das construções”, justifica.

Segundo a presidente do Sindicato, Maria Teresa Peres de Souza, trazer um profissional como Lotufo para o Rio Grande do Sul agrega valores que vão além dos conhecimentos sobre Arquitetura e Urbanismo. “A temática da sustentabilidade não é nova mas nos dias de hoje é essencial, pois não há mais tempo de sermos irresponsáveis com a forma como nos relacionamos com o planeta. Esperamos que a mensagem do Lotufo possa ajudar a despertar mais pessoas para a necessidade de construirmos de maneira mais consciente, com menos produção de resíduos e mais reaproveitamento de materiais”, afirma.

À noite, no mesmo dia, a partir das 20h, Tomaz Lotufo e o Saergs promoverão uma “Pizzada” para confraternizar no encerramento desta etapa do trabalho. Para esta atividade, são 50 vagas e os valores variam. Estudantes têm entrada franca, sócios do Saergs pagam R$ 20,00 e não sócios pagam R$ 25,00, no evento. As inscrições já estão abertas pelo email secretaria@saergs.org.br. Para mais informações: Whatsapp (54) 9990.99810.

O evento em Porto Alegre tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Insituto IMED, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS).

Serviço:
Saergs – Sindicato dos Arquitetos no Estado Rio Grande do Sul
(51) 3224-6066
http://saergs.org.br/