De 20 de setembro à 27 de outubro, o Instituto Bardi/Casa de Vidro abre as portas para uma nova instalação, onde o telespectador poderá imergir na obra de Lina Bo Bardi

Claudia Jaguaribe

O Instituto Bardi / Casa de Vidro traz a exposição da artista carioca Claudia Jaguaribe “No Jardim de Lina”, entre os dias 20 de setembro a 27 de outubro (quinta-feira a sábado). A ideia para a Instalação fotográfica, consiste em dois conjuntos de esculturas com sete imagens em cada conjunto, além do livro com o mesmo nome, homônimo à exposição e, por fim, uma série de três composições, cada uma delas com duas fotos diferentes -, foi deixar o telespectador imergir na obra de Lina Bo Bardi.

Foram utilizados elementos arquitetônicos da casa como ponto de partida para criar uma segunda arquitetura, feita somente com as imagens. O resultado foi uma nova versão dos elementos principais da casa, tudo agora em fotografias e esculturas. Por este motivo, no livro, Claudia Jaguaribe optou por organizar uma narrativa visual.

Tudo foi pensado para combinar a documentação e a ficção em um passeio entre o jardim e a casa, deixando claro as mudanças que o tempo trouxe para este local. Claudia sempre admirou o fato de Lina não se restringir ao conhecido, ao seguro, por este motivo, aproveitou este momento para rever a questão do meio ambiente e da casa no contexto urbano.

A Instalação permite que o público reveja, a partir da fotografia contemporânea, as inúmeras questões que Lina abordou em sua arte e como seu trabalho influenciou nos processos artísticos atuais. Uma herança que sempre traz um diálogo entre diferentes gerações.

No Instituto Bardi / Casa de Vidro serão exibidas:

Conjunto 1: Noturno
Painel com sete imagens adesivadas sobre acrílico transparente com medidas variáveis sendo o total de 2,50m de altura por 8m de largura. O resultado é um painel autoportante que dialoga com a arquitetura do espaço. São imagens do jardim iluminado à noite a partir da visão do interior da casa. Elas serão colocadas diante das janelas e a luz do sol vai iluminar os painéis misturando a noite com o dia.

Conjunto 2: 7 colunas
Sete colunas de acrílico contendo uma caixa de luz no interior com diferentes imagens. Tamanhos variados.
Expografia: Bloco Gráfico
Livro: No jardim de Lina, edições Tuí, tiragem 300 exemplares
Projeto Gráfico: Bloco Gráfico
Formato 16,5 × 23 cm
Papel: Capa – Color Plus Nice, Miolo – Munken 180gr
Impressão serigráfica: facaespecial na frente e no verso

Sobre Claudia – Claudia Jaguaribe é carioca, mora e trabalha entre São Paulo e o Rio de Janeiro. É formada em história da arte, artes plásticas e fotografia, pela Boston University (EUA). Desenvolve um trabalho voltado para a paisagem urbana, ao meio ambiente, e principalmente para questões voltadas à representação do real enquanto um registro conceitual. Ao misturar realidade e subjetividade, estimula a percepção que se tem do que é visto, criando camadas de entendimentos e narrativas. A materialidade de suas obras questiona a própria natureza da fotografia. Expande os formatos tradicionais da fotografia, transforma imagens em fotoesculturas, integra e utiliza o vídeo e a internet em suas instalações. Sua produção, desde o início, esteve ligada à pesquisa editorial. Muitas de suas séries encontram a sua expressão final em formato de livro.
| http://claudiajaguaribe.com.br

Serviço:
“No Jardim de Lina” de Claudia Jaguaribe
Local: InstitutoBardi / Casa de Vidro
Rua General Almério de Moura, 200 – Vila Morumbi, São Paulo – SP, 05690-080
O Instituto Bardi / Casa de Vidro abre ao público de quinta a sábado.
Ingresso: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (estudantes, professores e terceira idade).
Gratuito para crianças com idade inferior a 10 anos. As visitas são guiadas por educadores e acontecem nos seguintes horários: 10h,11h30 14h e 15h30.
Período da exposição: 20 de setembro a 27 outubro de 2018
http://www.institutobardi.org/