Workshop de segurança, que acontece em Campinas, é marco na elaboração de norma técnica para projeto em situação de incêndio

Abece

No dia 29 de outubro, acontece na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o workshop internacional “Alvenaria estrutural em situação de incêndio – Avaliação do estado da arte para desenvolvimento de normatização nacional”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil (PPGECiv) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Unicamp, a Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) e as associações brasileiras de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e da Indústria de Blocos de Concreto.

No dia seguinte, acontece também o minicurso “Projeto de alvenaria estrutural em situação de incêndio conforme Eurocode 2018”, ministrado por Ali Nadjai, pesquisador da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, especialista em estruturas em situação de incêndio.

O público do evento é formado por representantes das indústrias produtoras de componentes para alvenaria estrutural, pesquisadores de várias universidades e institutos de pesquisa e engenheiros projetistas de estruturas, dentre outras pessoas interessadas na área de prevenção e combate a incêndio em edificações. As inscrições estão abertas e podem ser feitas com desconto até o dia 21 de outubro, no site da Abece, onde também é possível conhecer a programação detalhada do evento.

Em um contexto em que o risco de colapso em estruturas é cada vez mais preocupante, o Brasil ainda não tem uma legislação sobre alvenaria estrutural em situação de incêndio. O Corpo de Bombeiros, em alguns estados, recomenda o dimensionamento das edificações de acordo com o Eurocode ou norma internacional similar. Assim, o workshop tem justamente o intuito de subsidiar as discussões sobre uma normatização nacional.

Para tanto, também será realizada durante o evento reunião do Comitê de Alvenaria Estrutural da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), coordenado por Guilherme Aris Parsekian, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar e Coordenador do PPGECiv. “O Comitê já fez um grande trabalho de revisão das partes 1, 2 e 3 da norma para alvenaria estrutural, referentes a projeto, execução e controle e caracterização de elementos. Essas partes foram enviadas à ABNT e estão em fase de revisão para encaminhamento a consulta nacional.

A parte 4, sobre projeto em situação de incêndio, é inédita e começará a ser discutida a partir desse evento”, explica Parsekian.

O evento acontece das 8 às 20 horas no dia 29 e das 8h30 às 12 horas no dia 30, no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas. Mais informações podem ser acompanhadas no site.

Programação Completa (PDF)

Serviço:
Abece Evento
Inscrições até o dia 21 de outubro
Workshop – http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3414
Mini-Curso – http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3419
(11) 3938-9400
http://site.abece.com.br

PPGECiv / UFSCar
(16) 3351-8261
http://www.ppgeciv.ufscar.br/